OBJETIVO GERAL
Promover as competências necessárias na formação do cuidador de idosos, tendo como suporte as habilidades intrínsecas na pessoa que deseja atuar neste mercado de trabalho, entendendo que o envelhecimento do ser humano requer maior atenção, pois estatísticas evidenciam que, no Brasil, a expectativa de vida vem aumentando a cada ano e que a esperança de vida depende do profissional preparado para lidar com essa clientela em especial.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Entender o processo de envelhecimento do ser humano no Brasil e no mundo;
- Identificar se as suas características pessoais são adequadas ou não para exercer a profissão de cuidador de idosos;
- Conhecer as atribuições do cuidador de idosos;
- Reconhecer as diferenças existentes entre o cuidador de idosos, o auxiliar de enfermagem e o enfermeiro;
- Fornecer informações à família sobre a preparação do ambiente físico e emocional para se receber um idoso em casa;
- Propiciar noções de cuidados de enfermagem;
- Prestar, em linhas gerais, os primeiros socorros relacionados à pessoa idosa;
- Reconhecer os sintomas básicos de algumas doenças comuns à velhice;
- Ampliar os conhecimentos para lidar com idosos com depressão, Alzheimer, idosos teimosos, e outros;
- Incentivar a adoção de hábitos saudáveis relacionados à alimentação, atividade física, higiene corporal/mental e lazer.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O envelhecimento: O envelhecimento no mundo; O envelhecimento no Brasil.
- O idoso e o(a) cuidador(a) de idosos: O idoso; Quem é o(a) cuidador(a) de idosos; Atribuições do(a) cuidador(a) de idosos; Perfil do(a) cuidador(a) de idosos; A capacitação do(a) cuidador(a) de idosos; Cuidando do(a) cuidador(a); A relação idoso X cuidador(a); Orientações ao(à) cuidador(a) sobre o paciente; Diferenças entre o(a) cuidador(a) de idosos, o auxiliar de enfermagem e o enfermeiro.
- Uma decisão a tomar: quem tomará conta do idoso, um familiar ou um profissional?: Preparação para receber um idoso em sua casa; Cuidados para com os idosos: cuidar e amar; Como escolher um(a) cuidador(a) profissional ou um(a) enfermeiro(a) para o idoso.
- Noções de cuidados de enfermagem para o cuidador de idosos: A arrumação da cama; O banho; Mudança de decúbito; As escaras; Eliminações intestinais e urinárias; Problemas com o sono; Manuseio dos medicamentos do idoso.
- Primeiros socorros relacionados à pessoa idosa: Queimaduras; Corpo estranho nos olhos; Engolindo um corpo estranho; Envenenamento; Convulsões; Quedas; Paradas cardiorrespiratórias.
- Doenças comuns na velhice: Memória, depressão e demência; Alzheimer; Diabetes; Pressão alta; Parkinson; Acidente vascular cerebral; Câncer; Como cuidar de alguém que sofre de uma doença terminal.
- Atividades para idosos: Bem-estar emocional e psíquico; Férias, excursões e passeios; Caminhadas; Atividades culturais.
- Cuidados no dia a dia: Alimentação na 3ª idade; O exercício físico e o seu benefício para o idoso; Moda e bem-estar na 3ª idade.