OBJETIVO GERAL
Reconhecer que o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi uma necessidade, por propor a unificação da Língua Portuguesa no mundo e por facilitar e padronizar a ortografia de oito países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné Bissau, Macau, Moçambique e Portugal.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
- Compreender as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa;
- Entender os motivos que levaram à efetivação do novo Acordo, com a finalidade de unificação da língua;
- Fazer comparação entre as novas regras e a ortografia antiga, com o objetivo de perceber que o novo Acordo procura atender, de forma mais satisfatória, às necessidades linguísticas dos diferentes países que usam o português como língua de cultura;
- Explicar, de forma fácil e prática, as novas regras do Acordo de unificação ortográfica;
- Reconhecer que as novas normas ortográficas vieram para sanar não apenas dificuldades de natureza linguística, mas também de natureza política e pedagógica;
- Entender que o novo Acordo tem como um dos objetivos primordiais fixar normas e restringir as diferenças de escrita atualmente existentes entre os falantes da língua;
- Perceber a importância da unificação da língua para beneficiar o intercâmbio entre os países lusófonos, facilitando a emissão de documentos oficiais e a publicação de obras de interesse público.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- As modificações no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 – 1ª parte: O alfabeto e os nomes próprios estrangeiros e seus derivados - Base I; Sufixos –iano e –iense – Base V; Acentuação - Bases VII a XII; Ditongos/ Palavras paroxítonas; Vogais tônicas i e u; Acento circunflexo; Palavras homógrafas; Verbos Ter e Vir; Verbos Arguir e Redarguir; Verbos terminados em -guar, -quar e –quir;
- As modificações no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 – 2ª parte: Trema – Base XIV; Hífen – em compostos, locuções, encadeamentos vocabulares e prefixos – Bases XV a XVII; Resumo prático do uso do hífen.
- Revisão de algumas normas gramaticais: Sílabas, vogais e semivogais; Ditongos, tritongos e hiatos; Colocação pronominal; O uso dos porquês; A crase; Expressões de grafia parecida.